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Como acionar a garantia ou assistência técnica dos seus óculos

Seu óculos quebrou? Descascou a armação? Seu cachorro mastigou a haste? A lente riscou? Não importa o motivo, quando algo do tipo acontece, sempre é triste e dificilmente partiremos dessa existência sem viver essa experiência! Já que é praticamente inevitável, vou te ajudar não só a tirar de letra essa jornada, mas também oferecer dicas fáceis para prolongar a vida útil do seus óculos! Vamos lá!

Garantia ou assistência técnica?

Sim! Isso desperta dúvidas para muitas pessoas, é fácil entender, veja:

Garantia

Óculos é um bem durável, isso quer dizer que pelo Código de Defesa do Consumidor(CDC), você tem direito a 90 dias para acionar a garantia. Além desse prazo é comum as marcas estenderem esse beneficio ao consumidor, variando de 6 meses a 2 anos de acordo com o fornecedor.

A garantia poderá ser acionada em casos considerados defeitos de fabricação desde que esteja dentro do prazo vigente. Às vezes você é cuidadoso com seu óculos e acaba sendo “premiado” com algum tipo de defeito. Isso é algo que infelizmente acontece nas melhores famílias, ou melhor, nas melhores marcas. E nessa hora, a loja em que você comprou e principalmente o fornecedor da marca precisam te oferecer o suporte necessário para resolver seu problema. Uma boa loja deve auxiliá-lo da melhor forma possível, mas lembre-se que as regras, procedimentos e prazos são de responsabilidade do fabricante do óculos.

Os 4 defeitos mais comuns são:

– Armação descascando;

– Lente manchada ou descascando;

– Defeito na charneira(peça que liga a haste com a parte frontal, defeito na mola ou parafuso);

– Queda da logomarca, strass ou elementos semelhantes.

Exemplo de lente descascando

Existem outros tipos de defeitos possíveis que se enquadram como garantia, por isso, na dúvida consulte sempre o fornecedor.

Mas comprei fora do Brasil e agora?

Nessa situação você não possui o suporte do lojista local e a nota fiscal brasileira. Em geral, comprar aqui torna o processo mais fácil e ágil, mas a boa noticia é que dificilmente você ficará desamparado no final das contas. Só vai dar mais trabalho, basta se informar com o fabricante local como fazer.

Assistência técnica

Aqui temos 2 situações:

A primeira é quando ainda está dentro do prazo vigente da garantia, porém o tipo de defeito não se enquadra em defeito de fabricação. Exemplos comuns são:

– Lentes e/ou armação riscadas por mal uso, principalmente pelas quedas;

– Crianças pequenas e pets tem fascinação por óculos, mas o encontro costuma deixar uma haste mordida ou quebrada.

Atração irresistível

Existem também outras situações que caracterizam o mau uso. Surgindo a dúvida, acione o fornecedor! É comum solicitarem o envio da peça para análise. Será dado um prazo para a emissão do laudo constatando se trata-se de assistência ou garantia.

A segunda é quando o defeito aparece naquele seu óculos querido, companheiro de muitos carnavais com você. Os anos se passaram e o prazo de garantia terminou. Apesar de ser um bem durável, são itens frágeis e com o passar do ano vão se desgastando naturalmente. Nesses casos, veja se o fornecedor ainda tem em linha o seu óculos e se pode prestar a assistência. Importante lembrar que o fornecedor não tem mais a obrigação legal de prestar essa assistência.

No caso de assistência, alguns fornecedores, não são todos, costumam vender partes de óculos que ainda estão em linha, como lentes e hastes. Recomendo sempre perguntar porque é a chance de você “salvar” seu querido acessório. Agora às vezes, dependendo do preço, pense se não vale a pena investir num óculos novo e mudar o visual.

Óculos de grau x óculos de sol

Sim! Existem diferenças no procedimento de garantia. Quando o problema é com óculos de grau, os fornecedores fazem a garantia antecipada! A ótica que você comprou, solicita a garantia e te avisa assim que a armação nova chegar. Eles trocam as suas lentes na hora e enviam a armação defeituosa para o fornecedor finalizar a garantia.

É muito comum as pessoas terem apenas um óculos de grau. Eu sempre recomendo ter pelo menos dois, por dois motivos:

Primeiro, quem usa óculos com lentes graduadas sabe da dificuldade que é viver sem eles quando acontece uma emergência, por exemplo: perder ou quebrar seu óculos.

Segundo, quantos sapatos e/ou tênis você tem? Aposto que mais de um! Acertei né? Pois então me diga, as pessoas olham primeiro para o seu rosto ou para seus pés? Por isso convido sempre a ver o óculos de grau também como um acessório e assim mudar de cara de acordo com o humor, situação ou roupa. Os óculos são a moldura dos seus olhos! Enquadre-os com estilo! Divirta-se.

Telefones dos Fornecedores

Nesse link você encontra os prazos de garantia das principais marcas e também o contato dos fornecedores. O procedimento varia de acordo com cada fornecedor, se informe e boa sorte!

91 comentários em “Como acionar a garantia ou assistência técnica dos seus óculos

  1. Olá, comprei 2 armacoes iguais para minha filha e uma lente para caso uma armacao quebrasse,eu tria a outra identica que caberia a lente,sendo que já aconteceu do oculos dela quebrar num feriado e ela ficar um Bom tempo sem e ela nao enxerga sem oculos.
    acontece que uma armacao quebrou ainda em garantia e a loja nao tem mais da mesma,nem os fornecedores, ela quer me dar uma outra que a lente nao cabe,mas nao me tera serventia,pois preciso de uma que de a lente dela.
    como podemos resolver essa questao?
    aguardo.
    obrigada.

  2. Troquei a lente do meu óculos de grau e está me dando vertigem e parece que está tudo em 3D quando me mexo, fora que tudo que eu olho diminui de tamanho. Já procurei oftalmologista e não é problema do grau, e a ótica já disse que não troca a marca e nem faz devolução do valor. A lente é da marca Infinity blue e ainda está na garantia, e não consigo usar o óculos, sabe me informar o contato do fabricante?

  3. Bom dia ,meu oculos foi comprado em 27/02/2020 e agora dia 26 ele trincou a armação em volta da lente,procurei a loja pois ainda me falta 3 prestações á ser pagas do mesmo,me disseram que a garantia seria só de 3 meses,ao consultar o codigo de defesa do consumidor diz que oculos é considerado um bem duravel e sua garantia varia de 6 meses a 2 anos,ao retirar as lentes percebi que a armaçao está totalmente ressecada ,se quebra com facilidade sem esforço nenhum,poderia me dar uma dica o que fazer ,Oculos :Evereste-Italy design- ch 8726-49 =20-143

  4. Ola,
    Comprei um óculos e com 47 dias reclamei com a ótica que a lente estava caindo da armação, prontamente a ótica trocou a lente que estava caindo da armação.
    Com 12 dias o problema retornou e eu quis trocar a armação, por meu grau é muito forte. A ótica disse que não tinha uma armação compatível a minha lente. Após 3 dias fui conferir a lente e ela estava errada, não estava de acordo com a receita.
    A ótica me devolveu o valor da lente, mas quero o valor todo o que devo fazer?

  5. Meu óculos de grau tem 1 mês e já está escurecendo, tipo ferrugem, eu posso trocar por outra armação que não seja a mesma, ah, eu posso pedir outra lente caso mude o modelo do óculos?

  6. Tenho modelo óculos de grau absurda el prado, gosto muito dele porém quebrou uma parte de cima, vc saberia onde posso encontrar assistência da marca, ou loja autorizada que faça concerto. Muito obrigado

  7. Boa tarde gostaria de saber, comprei um óculos que deu poblema na lente, estava na garantia, trocaram as lentes pra mim mas quando me devolveram o óculos a garantia já tinha acabado ,demoraram 2 meses e nesse tempo acabou a garantia, essa nova lente não deveria ter uma nova garantia, disseram que a garantia e do prazo de quando comprei e não de agora com a nova lente

    1. A garantia tem que fazer o reparo em até 30 dias ou te dar um produto novo
      Procure saber sobre seus direitos. Pois quando te dão um novo a garantia começa sim a contar novamente.

  8. Olá, uma dúvida.
    Comprei meu óculos á 15 dias e ele tem 1 ano de garantia. Eu simplesmente peguei meu óculos, quando fui colocar no meu rosto, a haste dele soltou e o óculos caiu no chão, e soltou a lente e riscou tbm. Quero saber se entra na garantia, ou foi mal uso.
    Grata.

    1. Pelo que disse, parece ser uma questão de aperto do parafuso apenas. Mas só olhando pra saber! Recomendo ir a loja, eles tem q te ajudar nesse processo.

  9. Olá!
    Recebi meu óculos de grau e usei apenas 38 dias, as duas lentes apresentou vários furinhos pequenos.
    Fui na ótica, onde enviaram para análise.
    A análise chegou , e o resultado fala que foi uma pancada que o óculos teve.
    Mas tenho certeza e consciência que não teve pancada ou queda nenhuma.
    O que devo fazer.
    Peço uma orientação.

    1. Eu no seu lugar pediria o laudo do fornecedor. Lembre que a ótica é sempre o intermediário, o papel dela é fazer esse meio de campo e serem prestativos diante desses casos. Uma vez com o laudo na mão eu no seu lugar tentaria falar diretamente com eles, explicar o seu ponto de vista e ver qual a posição. Aí dependendo da posição deles, vc pode ficar feliz ou não comprar mais dessa marca.

  10. Então, comprei um oculos a 6 meses ainda tô pagando mais ele começou a descasca com uns 4 meses nas pernas ! E uma das pernas estão moles, levei pra ela ver e aperta a perna, tentou mais Não ficou de acordo ! Enfim deixei como tá, Mais sobre o fato de estar descascando eu mandei pra garantia, afinal combinamos de 1 ano ! Hoje ela veio me falar que não trabalham com concertos, pra mim escolher outra armação da mesma linha, mais eu não queria outro óculos, queria o meu óculos, o que eu possa fazer ?

    1. As vezes o fornecedor pode não ter exatamente o mesmo óculos pra substituir pra você, isso acontece as vezes infelizmente! Nesses casos a lei pede que seja oferecido um similar.

  11. Olá, comprei meu óculos de grau e em menos de 1 mês ele quebrou a armação no meu rosto. Fui na ótica e ela me pediu um prazo de uma semana ao voltar ela informou que o fabricante liberou a troca do óculos mas ela disse que eu tenho que pagar a taxa do Sedex para fazer a troca do óculos. Isso é certo ??

    1. Oi Carol,
      O Código de Defesa do Consumidor não especifica de quem é a responsabilidade pelo frete quando o produto com defeito deve ser devolvido ao fornecedor. Alguns fabricantes arcam com o frete das “2 pernas”(ida e volta) e outros só arcam com o envio do novo produto.

  12. Olá,
    Gostaria de saber se a garantia do óculos conta aparti da encomenda feita na ótica, ou quando retira o produto?

    Pois comprei o meu óculos em Novembro 2018 do ano passado, e perguntei ao vendedor se iria descascar a armação, ele me informou que não!

    Fui retirar em Fevereiro e hoje é Dezembro 2019 fui na ótica e me informaram que a garantia já venceu.

    O doutor me informou também que foi por conta que o óculos estava desregulado e começou a tocar na pele e por isso começou a descargar

    Como devo proceder? Pois não faz nem 1 ano que estou com a armação em mãos e não sabia que a desregulamentação poderia descascar a armação por encostar na pele!

  13. COMPREI O ÓCULOS E ELE SOLTOU O PARAFUSO DA ARMAÇÃO. SEM TER UMA LATERAL ELE CAIU E ARRANHOU AS LENTES.
    FUI NA ÓTICA E COLOCARAM OUTRO PARAFUSO, MAIS UMA VEZ CAIU E ARRANHOU.
    FUI VER A GARANTIA EXPIROU TEM 30 DIAS. MAS TODOS NA ÓTICA SABEM QUE O OCORRIDO FOI ANTES.
    O QUE FAZER?

  14. Boa noite , adquiri um óculos solar da Evoke que atendia muito bem as minhas expectativas, porem por um descuido meu cachorro derrubou e as lentes estão arranhadas , gostaria de trocar as lentes , como proceder? a compra foi feita no mês 10/2019 Fui até a loja e me pediram para entrar em contato com a assistência.

    1. Eles não trocam esse tipo de mola. Aí vc tem 2 caminhos:
      1. Se tiver no período de garantia, tentar junto ao fornecedor
      2. Se tiver fora da garantia ou foi mal uso, tente fazer a assistência(normalmente eles mandam a haste toda)

      A loja onde vc comprou pode te ajudar

  15. Olá, comprei um óculos de grau tem alguns meses já (3/ 4 meses por ai), porém meu grau aumentou já, no início estava vendo perfeitamente, hj sinto dificuldades para ver. O que devo fazer? Porque estou pagando a prestação, não tenho condições de trocar por um novo já

    1. Primeira coisa é saber se você comprou assim que fez a receita! Se esse for o caso, vc teria que ter retornado no Oftalmo. Se você não fez nenhuma das 2 coisas, aí tem que pagar nova consulta pra entender o que está acontecendo porque não é normal.

  16. Olá amigos, preciso de uma ajuda de vocês, uso óculos a mais de 20 anos e nunca por incrível que pareça me foi solicitado análise junto com oftalmo, então nesses 20 anos venho refazendo exames e adquirindo novas lentes, pelo caso crônico e mau uso, mas aconteceu algo inesperado, em Dezembro do ano passado eu refiz duas lentes de sol e comum, como trabalho viajando e já sou adepto ao uso senti um desconforto nas lentes mas acreditei ser um caso de Adaptação pois havia ficado 15 dias sem meus óculos, mas após 6 meses um dos óculos arranharam e procurei uma outra ótica para refazer as lentes, daí que tudo começou, foi identificado que as lentes estavam erradas de acordo com receita, sem falar que o campo ocular estava totalmente errado, fiquei assustado, pois havia passado 6 meses nessas condições o que acredito eu que me acostumei com as dores de cabeça e incômodo que sentia, ao procurar a ótica responsável a mesma não quis refazer devido ter se passado 3 meses e que eu nesse período deveria ter procurado um oftalmologista, tive que pagar novamente para refazer minhas lentes e estou no prejuízo sendo que a loja havia me vendido com 2 anos de garantia, achei um absurdo e quero saber se posso recorrer na justiça, já que houve essa displicência da minha parte, nossa nunca aconteceu isso e eu estou bastante chateado. Espero que possa me orientar. Desde já obrigado.

    1. Sim, você poderia entrar na justiça e nunca mais comprar nessa ótica. Aqui por exemplo, conferimos no lensômetro e imprimimos um comprovante da conferência no ato da entrega do óculos, garantido que foi entregue conforme a receita.

  17. Comprei meu óculos faz 4 dias, no 2 dia ele caiu enquanto eu limpava , descascou um pouco da tinta e arranhou muito pouco a lente. O que devo fazer ?

  18. Olá, comprei meu óculos novo faz 4 dias , é da Ray-Ban, acontece que… quando eu fui limpar a lente eu estava andando e acabei tropeçando e o óculos caiu. Quando fui olhar , saiu um pouquinho da tintura do óculos e ficou um mini arranhão na lente. Que devo fazer ?

  19. Ola meu nome e Telma, comprei um oculos de grau, e peguei nao tem nem um mes, mai a armação so fica entortando e esta prejudicando minha visao, posso pedir pra trocar por outra armação mas resistente, estou com medo de quebra meu oculos.

    1. Por lei a ótica não é obrigado a trocar. Mas eu recomendo você conversar com eles e chegar em uma solução boa pra todos. Aqui na Óculos Shop por exemplo a gente sempre faz o máximo pra ouvir o cliente e tentar resolver!

  20. Olá, boa noite! Comprei um óculos de grau não tem nem um mês de uso, por um descuido meu acabou que a perna do óculos entortou um pouco, está me incomodando, cheguei a pensar que a lente ficou embaçada isso se incluí na garantia? Se sim, a quem eu devo recorrer!? Devo ir a ótica que eu efetuei a compra do óculos ou a ótica onde colocaram as lentes? Se você poder me ajudar eu agradeço desde já.

  21. Fiz a compra de um óculos de grau, depois de uns 3 meses começou a descascar a haste, levei para a ótica analisar pois estava dentro da garantia. Depois de uns dias me informaram que não havia mais a armação que eu comprei pois saiu de linha, então fui escolher outra armação dentro da mesma ótica, escolhi uma, mas parece que a lente não encaixou 100%, a ótica é obrigado a dar uma nova lente ou eu fico com essa armação com uma lente mal encaixada?

  22. Sofrir um acidente no qual cair de cara no chão, meu óculos não chegou a quebrar, mais ralou totalmente. Nesse caso eu tenho direito a outro?! . Já que foi por conta do acidente e não por mau uso .

    1. Lamento pelo acidente minha amiga, mas esses tipos de situações são considerados “mal uso” com “L” sem intenção de quebrar, mas causado por qualquer outra circunstância que não seja por “defeito de fabricação”(que caracteriza a garantia do fabricante). Sacou?

  23. Comprei um óculos de grau tem 3 dias, o mesmo soltou o parafuso e caiu, eu mesma coloquei o parafuso de volta porque era feriado e precisava do óculos. Fui levar o óculos para a ótica apertar o parafuso e mostrei o risco na lente.

    O risco reflete na minha vista, causando dores de cabeça.

    A ótica disse que não pode fazer nada por mim, que agora preciso pagar por lentes novas. lentes novas por 3 dias de uso.

    Eu como consumidor, nao tenho direitos?

  24. Olá, comprei apenas a lente dos óculos e acabou caindo e saindo a lente e riscando. Tenho 1 dia de uso apenas. Tem a garantia de 1 ano, será que eles tiram um pequeno arranhão e coloque-a novamente na armação? Desde já agradeço.

  25. Olá, meu óculos caiu no chão e quebrou e quebrou a a armação abaixo da lente, passei durepoxi no local quebrado. Será se eu teria o direito de obter outra armação?

  26. Comprei meus óculos de grau que em hipótese alguma posso ficar sem pq não enxergo nada, ele custou 1200 reais e as lentes praticamente foram 900 reais, não tenho condições de estar comprando óculos com frequência, acontece que com 2 meses d uso estão completamente arranhadas as lentes, tenho o meu antigo que durou 3 anos comigo, e não tem nem metade dos arranhões deste novo. Paguei caro e desde os meus 8 anos uso óculos o tempo todo, e hoje tenho 31 e estou ainda mais cega d tanto que meu grau aumentou. Fui na loja hoje e falaram ser por mau uso sendo que é impossível que com o uso normal as lentes fiquem da forma que estão. Meu óculos não deixo ninguém nem tocar pq praticamente são minha roupa. Estou desesperada pq não posso comprar outro sem contar que acho um absurdo venderem lentes de tão baixa qualidade por um preço alto que já me impedem de enxergar direito. Paguei a 3 parcela hoje. Tenho algum direito?
    Ah e de todas as vezes que comprei recebi junto comprovante da lente, e dessa vez não me deram nada. Nem o nome do laboratório fabricante. Grata.

    1. Peça sempre o certificado das lentes e também peça um laudo negando a garantia. Esse é o mínimo que a Ótica tem que fazer, do contrário não é uma ótica séria. Quando for gastar seu dinheiro numa ótica procure empresas de confiança, bem avaliadas ou bem indicadas.

  27. Eu comprei um tiffany de sol e ele entortou no apoio que fica sobre meu nariz (não sei o nome disso), e também está descascando, mas ainda está a garantia e eu mandei fazer as lentes, pq tenho grau. A ótica tirou a minha lente feita por eles e disse que a garantia só vale com a lente original, isso procede? Eu não tenho mais a lente original, mas o que tem a ver a garantia do óculos descascar, por ex, com a lente original? Obrigada

    1. Quem faz a garantia é o fabricante. As regras são deles! Eles realmente pedem que seja enviado o óculos completo, mas se a Ótica tiver boa vontade consegue contornar na grande maioria dos casos junto ao fabricante.

  28. Comprei um óculos de sol e coloquei lentes com grau! Já se passou 1 ano e meio e a armação está descascando ray ban…. porém para minha sorte a armação saiu de linha. A ray ban me deu a oportunidade de escolher qualquer outro modelo! Mas e as lentes que fiz de grau solar! A ótica é obrigada a me fazer novas lentes?

  29. Oii! Eu to com um problema! Comprei uma armacao da grife tom ford numa cor bem clara, quase transparente.
    Acontece q antes de 90 dias, a armacao comecou a mudar de cor e ficou amarelada. Eu levei na otica ha quase 60 dias e ainda querem mais 60 pra trocar a peca pq é importada. Eu nao posso esperar esse tempo todo. O que devo fazer?

    1. Compre marcas nacionais na próxima pra minimizar essa questão da espera se ela for muito relevante pra vc. infelizmente produtos importados pode ocorrer isso 🙁

  30. Boa noite,

    Uma duvida: há um mês terminou a garantia do meu óculos de grau, contudo, nas hastes na partes das orelhas começou a descamar. O material é aparentemente um aluminio dourado, mas com a descamação começou a oxidar se mostrando ser sulfato nível, sei disso por que sou alérgica, e está machucando minha pele. Eu possuo o direito de pedir assistência?

  31. Olá fiz um óculos e fiz o exame na ótica mesmo e após coloca o óculos no rosto não conseguia enxerga ficava vesga ,aí ao guarda a armação quebrou no desespero passei coloca ,aí pedir a armação tudo okay peguei e queria coloca as lentes em outra armação,conversando com o dono da ótica ele confirmou que não poderia fazer aquele tipo de exame em me ,que poderia procura um oftalmologista que refazeria a lente por esta na garantia mas após fazer a lente ainda não consigo enxerga isso já faz 3 meses que fico completamente vesga e falta duas parcelas ainda (fiz no boleto ) tenho direito a algum reembolso oque devo fazer ?

    1. Vixi… confesso que não entendi muito bem o rolo não. Mas com boa vontade quase tudo se resolve, pelo menos é o que fazemos por aqui com nossos clientes. Desejo boa sorte!!!

  32. Oi,

    Minha esposa tem 12.5 graus de miopia(entre outras coisas), entao como pode imaginar a lente necessaria é muito cara. Resumindo a situação, ontem a noite nosso cachorro mastigou um oculos de R$3000. Ainda esta na garantia, compramos nao tem nem um mes.
    Imagino que nao seja coberto, mas tem algo que possamos fazer? Comprar outro vai ser dificil, e ela precisa muito do oculos.

    Obrigado,

    Vicente

    1. Lamento pelo ocorrido. Pra quem tem cachorro é um perigo mesmo! Nesse caso não entra na garantia. Quando acontece esse tipo de situação com nossos clientes, nós sempre fazemos algo pra ajudar! Conseguimos um super desconto junto ao fornecedor da lente, abrimos mão da nossa margem tb e assim conseguimos minimizar muito o preju e ainda por cima fidelizar o cliente. Desejo boa sorte

  33. boa noite, comprei um óculos ha 5 meses e levei na ótica 26.04.19 para fazer ajuste nas astes, a vendedora fez, e quando decidiu limpar os óculos, danificou a lente de contato, retornei no mesmo momento e ela pediu que eu retornasse na loja com os comprovantes da compra e garantia, retornei hoje 28.04.19, e a loja me informou que eles precisam ficar com o óculos para efetuar o conserto, porem, não posso ficar sem o óculos por 30 dias, e me fizeram comprar outro óculos.
    eles podem me obrigar a comprar outro óculos para não ficar sem? ou deveriam me fornecer gratuitamente outro ate o conserto do meu?

    estou vendo que terei ainda mais dor de cabeça com a loja.

    1. Se a avaria se encaixa na garantia, nesse caso eles poderiam ter solicitado a peça ao fornecedor de forma antecipada pra que vc não ficasse sem os óculos. Mas eu não sei os detalhes do seu caso,então não posso dizer. Desejo boa sorte

  34. Ola. Me tire uma duvida. Comprei um oculos ha 3 meses e ele ainda esta na garantia. Mas usei o oculos poucas vezes e ele quebrou no meu rosto. Nao tenho como provar que ele quebrou assim. A garantia cobre ou caracteriza mal uso?

    1. Oi Regina,
      Você tem que contar sua história mesmo que não tenha como provar. O fornecedor consegue identificar se a avaria se dá por mal uso ou defeito de fabricação. Mas não deixe de tentar ok!?

  35. A armação do meu óculos quebrou na hora que estava limpando as lentes, passei cola mil porque necessito do óculos para enxergar, detalhe estou pagando ainda o óculos, mas a atendente me passou que perdi a garantia porque passei cola, isso procede?

    1. Olá Dayane,

      A atendente tem razão pq os fabricantes inviabilizam a garantia quando a pessoa coloca cola já que dificulta a análise deles. Porém cada caso é um caso, aqui na Óculos Shop por exemplo, a gente sempre tenta junto ao fornecedor, brigando em favor do cliente. Se ainda está dentro do tempo de garantia e quebrou segundo seu julgamento, por defeito de fabricação, eu tentaria junto ao fornecedor a garantia. O “não” você já tem!

      Caso não consiga e queira fazer novos óculos e lentes, fala com a gente 🙂 Sem compromisso! Será um prazer atendê-la!

  36. Eu fui pegar a minha filha no colo e sem querer ela esbarrou no meu óculos ele caiu no chão e acabou quebrando a armação… queria saber se eu tenho direito a outra armação as lentes estão boas faz 2 meses que estou com o óculos

    1. Olá Mara! Eu não sei te dizer porque não sou o fabricante, mas pelo que vc relatou(e isso acontece com frequência), muito provável que se enquadre em “mal uso”. Só que quem julga isso é o fornecedor, por isso, sugiro que você tente sim a garantia do produto. Vale a tentativa!!!

      Se precisar de ajuda futura com óculos ou lentes, conta com a gente. Será um prazer atendê-la 🙂

  37. Bom dia!
    Uma dúvida, por favor….
    Comprei um óculos com garantia de 6 meses, e com 5 meses a armação quebrou, fui na ótica e prontamente trocaram de óculos mas com a mesma armação…. me deram mais 6 meses de garantia que acaba agora dia 20/03…. e novamente a armação quebrou…. chegamos a conclusão de que a armação que não era boa… (isso que é Ray Ban)… a dona da loja tentou achar alguma outra armação que coubesse a lente, já que dessa mesma armação ela não tinha mais… não encontrou nenhuma semelhante que fosse do meu agrado e que coubesse a lente…. minha dúvida é…. ela é obrigada a me dar qqr outro óculos, mesmo que as lentes não caibam? pq ela falou que não se responsabiliza pela lente…. que se achar um óculos que eu goste, mas que a lente não serve, eu vou ter que acar com as lentes novas….

    1. Oi Cláudia, bom dia!
      A Ray Ban tem 2 anos de garantia, porém não adianta quando vc tem uma peça que quebra com frequência. Pra gente que está longe da situação fica difícil julgar a peça, mas acredito sim que possa ser uma peça “mal nascida”. De maneira que a Ray Ban pode trocar por outra, mas acredito que seja bem improvável arcarem com novas lentes. Não é um procedimento padrão. De qualquer maneira, eu tentaria pleitear com eles a suas lentes sim! Não custa tentar ainda que as chances sejam baixas. Outra solução é a ótica te conceder um desconto diferenciado e relevante com o objetivo te de ajudar. Acho que é o mínimo que a ótica pode fazer, caso não consiga de dar a cortesia de novas lentes.

      Torço por vc! Boa sorte!!!

      Precisando de óculos, lentes, dúvidas, conta com a gente da Óculos Shop 🙂

  38. Bom dia. á armação do meu óculos de grau quebrou no meu rosto, na parte onde fica a lente . com 2 meses de uso, sem nunca ter tido uma queda , depois que recebi ele. á garantia pediu um prazo de 30 dias para avaliar o defeito. por ser um óculos de grau eles tem direito á esse prazo todo ? por que o óculos me faz falta ao trabalho.

    1. Oi Diego! Nesse caso de óculos de grau os fornecedores em geral fazem o que se chama de “troca antecipada”, justamente para o cliente não ficar sem os óculos. Eles enviam um óculos novo para você e avaliam, em até 30 dias, se entra na garantia ou não. Eu recomendo que, por se tratar de um óculos de grau, algo necessário no seu dia a dia, você sempre tenha um modelo reserva, para não ser prejudicado em situações como essa. Grande abraço!

  39. comprei uma armação Oakley Steel Line S na Oculos Shop, mas ja esta fora da garantia. O apoio de nariz dela, que é uma peça separada, quebrou!!! Como faço para comprar outro apoio de nariz para este modelo de armação? Onde encontro?

      1. Quero deixar claro que pelo código de defesa do consumidor a garantia contratual e complementar a garantia legal , então se o óculos tem 2 anos de garantia pelo fabricante (garantia contratual) ela e somada a garantia legal então a garantia total é de 2 anos e 90 dias. Fica a dica que ninguém explica pros consumidores.

        1. Sim! Mas normalmente o que acontece é: o fabricante diz que dá garantia de 9 meses, aí soma-se a 90 dias da garantia por lei, resultando numa garantia total de 12 mese (1 ano). Essas informações em geral vem descritas nos certificados.

  40. Boa tarde.

    Em Agosto de 2016 comprei em uma loja de uma grande rede aqui de Curitiba, uma armação da marca OGA (importada).
    Durante o uso tive problema duas vezes com as hastes, primeiro de um lado e depois do outro..
    No final do ano passado levei o óculos novamente até a mesma loja que efetuei a compra pois estava, novamente, com problemas nas molas das hastes.
    Alguns dias depois entraram em contato comigo para informar que não teria conserto e que iriam encomendar novas hastes (a um custo de R$ 400,00). Concordei e me pediram um prazo de 120 dias. Confesso que achei exagerado, mas como é uma peça importada e de primeira linha, acabei aceitando.
    Acontece que essa semana eles entraram em contato comigo para avisar que meu óculos não tem arrumação, pois esse modelo da marca saiu de linha…
    Sou cliente desta rede desde 1987 e agora não sei o que fazer, pois é uma armação cara (gastei na época algo em torno de R$ 2.500,00/ 3.000,00) entre armação e lentes…
    Gostaria de alguma dica sobre como proceder..

    Obrigado..

    1. Olá Moacir!

      Em geral a maioria das marcas fornecem 1 ano de garantia. Pelo seu relato, o problema nas hastes possivelmente entraria no caso de garantia desde que estivesse dentro de 1 ano que você a contar da data da compra. Lembrando que essa avaliação quem faz, o laudo é sempre o fabricante e não a loja. Agora se excedeu o período da garantia, o problema deve ser tratado como Assistência Técnica. E no seu caso específico o fornecedor não tem mais o produto, o que as vezes acaba acontecendo infelizmente já que passaram mais de 2 anos e as coleções mudaram. Para casos assim, não há muito o que fazer a não ser tentar o conserto(as vezes é possível, tem óticas que fazem isso. Teria que avaliar o dano) ou caso seu grau não tenha mudado e a lente esteja em boas condições, adaptar suas lentes em outra armação nova.

      Na Óculos Shop quando acontece isso, propomos aos nossos clientes um desconto na troca da armação. Meu conselho é que aproveite a má notícia e troque seus óculos já que faz mais de 2 anos e dê um upgrade no visual 🙂 Os óculos são um acessório que emoldura seus olhos, seu olhar. Trata-se de um item super importante em nosso dia-a-dia, trazendo personalidade e fazendo parte de nós. Porém para minimizar a chance de acontecer isso novamente, prefira marcas mais conhecidas porque elas produzem em maior quantidade e costumam ter um estoque de assistência mais duradouro 🙂

      ÚLTIMA DICA: já estava esquecendo! Óculos são artigos frágeis, uns mais outros menos, mas procure sempre por armações mais robustas que tendem a sofrer muito menos com quebras. Abs!

  41. Bom dia,
    Comprei um óculos em maio de 2018 , pouco tempo ele quebrou , fui na ótica efetuou a troca, passou pouco mais de alguns meses tricou toda a haste, fui lá novamente o proprietário muito mal educado me tratou mal, me deu outra e paguei por uma nova lente isso dia 28.09.2018, quando foi dia 03.02.2019 quebrou novamente tratando-se de uma vício de fabricação ele disse que não vai trocar, ameaçou procurar a diretoria da empresa onde eu trabalho como devo proceder?

    1. Olá Desirée,

      A primeira coisa que você precisa saber é se a marca de óculos que você comprou tem garantia e quanto tempo. Você deve se atentar isso antes da compra. Em geral, a maioria das marcas oferecem 1 ano de garantia. Depois disso, se a loja não quer te ajudar, procure uma ótica que queira ajudá-la ou você mesmo pode ligar para o fabricante e resolver a questão. É o fabricante que vai analisar seu óculos e dar um laudo se a quebra trata-se de garantia ou mal uso.

      Lamento muito pela experiência negativa que você sofreu nessa ótica. Lembre-se que você tem meios também de reclamar através do ReclameAqui, Procon ou Juizados de pequenas causas. Veja direitinho em que situação você se encontra e boa sorte 🙂

  42. Gostaria de tirar uma dúvida. Mandei fazer lentes novas para meu óculos, mas não tive condições de usar, pois o grau foi muito alterado. Tive que mandar refazer. Me disseram na ótica que não tenho garantia, tive que pagar novamente pra poder fazer. Isso é certo?

    1. Oi Jéssica! Eu recomendo que você retorne ao seu médico oftalmologista com a receita que ele te deu, para que ele avalie o grau das lentes que você mandou fazer. Se o grau estiver de acordo com a receita, então o erro é do médico.
      Nesses casos, o médico costuma gerar outra receita e o cliente não precisa arcar com os custos de uma nova lente. Por ser erro médico e não seu, o laboratório realiza as lentes novas por conta própria. Boa sorte!

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