X

Como acionar a garantia ou assistência técnica dos seus óculos

Seu óculos quebrou? Descascou a armação? Seu cachorro mastigou a haste? A lente riscou? Não importa o motivo, quando algo do tipo acontece, sempre é triste e dificilmente partiremos dessa existência sem viver essa experiência! Já que é praticamente inevitável, vou te ajudar não só a tirar de letra essa jornada, mas também oferecer dicas fáceis para prolongar a vida útil do seus óculos! Vamos lá!

Garantia ou assistência técnica?

Sim! Isso desperta dúvidas para muitas pessoas, é fácil entender, veja:

Garantia

Óculos é um bem durável, isso quer dizer que pelo Código de Defesa do Consumidor(CDC), você tem direito a 90 dias para acionar a garantia. Além desse prazo é comum as marcas estenderem esse beneficio ao consumidor, variando de 6 meses a 2 anos de acordo com o fornecedor.

A garantia poderá ser acionada em casos considerados defeitos de fabricação desde que esteja dentro do prazo vigente. Às vezes você é cuidadoso com seu óculos e acaba sendo “premiado” com algum tipo de defeito. Isso é algo que infelizmente acontece nas melhores famílias, ou melhor, nas melhores marcas. E nessa hora, a loja em que você comprou e principalmente o fornecedor da marca precisam te oferecer o suporte necessário para resolver seu problema. Uma boa loja deve auxiliá-lo da melhor forma possível, mas lembre-se que as regras, procedimentos e prazos são de responsabilidade do fabricante do óculos.

Os 4 defeitos mais comuns são:

– Armação descascando;

– Lente manchada ou descascando;

– Defeito na charneira(peça que liga a haste com a parte frontal, defeito na mola ou parafuso);

– Queda da logomarca, strass ou elementos semelhantes.

Exemplo de lente descascando

Existem outros tipos de defeitos possíveis que se enquadram como garantia, por isso, na dúvida consulte sempre o fornecedor.

Mas comprei fora do Brasil e agora?

Nessa situação você não possui o suporte do lojista local e a nota fiscal brasileira. Em geral, comprar aqui torna o processo mais fácil e ágil, mas a boa noticia é que dificilmente você ficará desamparado no final das contas. Só vai dar mais trabalho, basta se informar com o fabricante local como fazer.

Assistência técnica

Aqui temos 2 situações:

A primeira é quando ainda está dentro do prazo vigente da garantia, porém o tipo de defeito não se enquadra em defeito de fabricação. Exemplos comuns são:

– Lentes e/ou armação riscadas por mal uso, principalmente pelas quedas;

– Crianças pequenas e pets tem fascinação por óculos, mas o encontro costuma deixar uma haste mordida ou quebrada.

Atração irresistível

Existem também outras situações que caracterizam o mau uso. Surgindo a dúvida, acione o fornecedor! É comum solicitarem o envio da peça para análise. Será dado um prazo para a emissão do laudo constatando se trata-se de assistência ou garantia.

A segunda é quando o defeito aparece naquele seu óculos querido, companheiro de muitos carnavais com você. Os anos se passaram e o prazo de garantia terminou. Apesar de ser um bem durável, são itens frágeis e com o passar do ano vão se desgastando naturalmente. Nesses casos, veja se o fornecedor ainda tem em linha o seu óculos e se pode prestar a assistência. Importante lembrar que o fornecedor não tem mais a obrigação legal de prestar essa assistência.

No caso de assistência, alguns fornecedores, não são todos, costumam vender partes de óculos que ainda estão em linha, como lentes e hastes. Recomendo sempre perguntar porque é a chance de você “salvar” seu querido acessório. Agora às vezes, dependendo do preço, pense se não vale a pena investir num óculos novo e mudar o visual.

Óculos de grau x óculos de sol

Sim! Existem diferenças no procedimento de garantia. Quando o problema é com óculos de grau, os fornecedores fazem a garantia antecipada! A ótica que você comprou, solicita a garantia e te avisa assim que a armação nova chegar. Eles trocam as suas lentes na hora e enviam a armação defeituosa para o fornecedor finalizar a garantia.

É muito comum as pessoas terem apenas um óculos de grau. Eu sempre recomendo ter pelo menos dois, por dois motivos:

Primeiro, quem usa óculos com lentes graduadas sabe da dificuldade que é viver sem eles quando acontece uma emergência, por exemplo: perder ou quebrar seu óculos.

Segundo, quantos sapatos e/ou tênis você tem? Aposto que mais de um! Acertei né? Pois então me diga, as pessoas olham primeiro para o seu rosto ou para seus pés? Por isso convido sempre a ver o óculos de grau também como um acessório e assim mudar de cara de acordo com o humor, situação ou roupa. Os óculos são a moldura dos seus olhos! Enquadre-os com estilo! Divirta-se.

Telefones dos Fornecedores

Nesse link você encontra os prazos de garantia das principais marcas e também o contato dos fornecedores. O procedimento varia de acordo com cada fornecedor, se informe e boa sorte!

Categorias: Dicas e Cuidados

Visualizar Comentários

  • Olá, comprei 2 armacoes iguais para minha filha e uma lente para caso uma armacao quebrasse,eu tria a outra identica que caberia a lente,sendo que já aconteceu do oculos dela quebrar num feriado e ela ficar um Bom tempo sem e ela nao enxerga sem oculos.
    acontece que uma armacao quebrou ainda em garantia e a loja nao tem mais da mesma,nem os fornecedores, ela quer me dar uma outra que a lente nao cabe,mas nao me tera serventia,pois preciso de uma que de a lente dela.
    como podemos resolver essa questao?
    aguardo.
    obrigada.

  • Troquei a lente do meu óculos de grau e está me dando vertigem e parece que está tudo em 3D quando me mexo, fora que tudo que eu olho diminui de tamanho. Já procurei oftalmologista e não é problema do grau, e a ótica já disse que não troca a marca e nem faz devolução do valor. A lente é da marca Infinity blue e ainda está na garantia, e não consigo usar o óculos, sabe me informar o contato do fabricante?

  • Bom dia ,meu oculos foi comprado em 27/02/2020 e agora dia 26 ele trincou a armação em volta da lente,procurei a loja pois ainda me falta 3 prestações á ser pagas do mesmo,me disseram que a garantia seria só de 3 meses,ao consultar o codigo de defesa do consumidor diz que oculos é considerado um bem duravel e sua garantia varia de 6 meses a 2 anos,ao retirar as lentes percebi que a armaçao está totalmente ressecada ,se quebra com facilidade sem esforço nenhum,poderia me dar uma dica o que fazer ,Oculos :Evereste-Italy design- ch 8726-49 =20-143

  • Ola,
    Comprei um óculos e com 47 dias reclamei com a ótica que a lente estava caindo da armação, prontamente a ótica trocou a lente que estava caindo da armação.
    Com 12 dias o problema retornou e eu quis trocar a armação, por meu grau é muito forte. A ótica disse que não tinha uma armação compatível a minha lente. Após 3 dias fui conferir a lente e ela estava errada, não estava de acordo com a receita.
    A ótica me devolveu o valor da lente, mas quero o valor todo o que devo fazer?

  • Meu óculos de grau tem 1 mês e já está escurecendo, tipo ferrugem, eu posso trocar por outra armação que não seja a mesma, ah, eu posso pedir outra lente caso mude o modelo do óculos?

  • Tenho modelo óculos de grau absurda el prado, gosto muito dele porém quebrou uma parte de cima, vc saberia onde posso encontrar assistência da marca, ou loja autorizada que faça concerto. Muito obrigado

  • Boa tarde gostaria de saber, comprei um óculos que deu poblema na lente, estava na garantia, trocaram as lentes pra mim mas quando me devolveram o óculos a garantia já tinha acabado ,demoraram 2 meses e nesse tempo acabou a garantia, essa nova lente não deveria ter uma nova garantia, disseram que a garantia e do prazo de quando comprei e não de agora com a nova lente

    • A garantia tem que fazer o reparo em até 30 dias ou te dar um produto novo
      Procure saber sobre seus direitos. Pois quando te dão um novo a garantia começa sim a contar novamente.

  • Olá, uma dúvida.
    Comprei meu óculos á 15 dias e ele tem 1 ano de garantia. Eu simplesmente peguei meu óculos, quando fui colocar no meu rosto, a haste dele soltou e o óculos caiu no chão, e soltou a lente e riscou tbm. Quero saber se entra na garantia, ou foi mal uso.
    Grata.

    • Pelo que disse, parece ser uma questão de aperto do parafuso apenas. Mas só olhando pra saber! Recomendo ir a loja, eles tem q te ajudar nesse processo.

  • Olá!
    Recebi meu óculos de grau e usei apenas 38 dias, as duas lentes apresentou vários furinhos pequenos.
    Fui na ótica, onde enviaram para análise.
    A análise chegou , e o resultado fala que foi uma pancada que o óculos teve.
    Mas tenho certeza e consciência que não teve pancada ou queda nenhuma.
    O que devo fazer.
    Peço uma orientação.

    • Eu no seu lugar pediria o laudo do fornecedor. Lembre que a ótica é sempre o intermediário, o papel dela é fazer esse meio de campo e serem prestativos diante desses casos. Uma vez com o laudo na mão eu no seu lugar tentaria falar diretamente com eles, explicar o seu ponto de vista e ver qual a posição. Aí dependendo da posição deles, vc pode ficar feliz ou não comprar mais dessa marca.

  • Então, comprei um oculos a 6 meses ainda tô pagando mais ele começou a descasca com uns 4 meses nas pernas ! E uma das pernas estão moles, levei pra ela ver e aperta a perna, tentou mais Não ficou de acordo ! Enfim deixei como tá, Mais sobre o fato de estar descascando eu mandei pra garantia, afinal combinamos de 1 ano ! Hoje ela veio me falar que não trabalham com concertos, pra mim escolher outra armação da mesma linha, mais eu não queria outro óculos, queria o meu óculos, o que eu possa fazer ?

    • As vezes o fornecedor pode não ter exatamente o mesmo óculos pra substituir pra você, isso acontece as vezes infelizmente! Nesses casos a lei pede que seja oferecido um similar.

Todos os Direitios ReservadosVisualizar versão não otimizada