assistência técnica óculos

Como acionar a garantia ou assistência técnica dos seus óculos

30 de janeiro de 2018Alexandre de Marcos Ramos

Seu óculos quebrou? Descascou a armação? Seu cachorro mastigou a haste? A lente riscou? Não importa o motivo, quando algo do tipo acontece, sempre é triste e dificilmente partiremos dessa existência sem viver essa experiência! Já que é praticamente inevitável, vou te ajudar não só a tirar de letra essa jornada, mas também oferecer dicas fáceis para prolongar a vida útil do seus óculos! Vamos lá!

Garantia ou assistência técnica?

Sim! Isso desperta dúvidas para muitas pessoas, é fácil entender, veja:

Garantia

Óculos é um bem durável, isso quer dizer que pelo Código de Defesa do Consumidor(CDC), você tem direito a 90 dias para acionar a garantia. Além desse prazo é comum as marcas estenderem esse beneficio ao consumidor, variando de 6 meses a 2 anos de acordo com o fornecedor.

A garantia poderá ser acionada em casos considerados defeitos de fabricação desde que esteja dentro do prazo vigente. Às vezes você é cuidadoso com seu óculos e acaba sendo “premiado” com algum tipo de defeito. Isso é algo que infelizmente acontece nas melhores famílias, ou melhor, nas melhores marcas. E nessa hora, a loja em que você comprou e principalmente o fornecedor da marca precisam te oferecer o suporte necessário para resolver seu problema. Uma boa loja deve auxiliá-lo da melhor forma possível, mas lembre-se que as regras, procedimentos e prazos são de responsabilidade do fabricante do óculos.

Os 4 defeitos mais comuns são:

– Armação descascando;

– Lente manchada ou descascando;

– Defeito na charneira(peça que liga a haste com a parte frontal, defeito na mola ou parafuso);

– Queda da logomarca, strass ou elementos semelhantes.

Exemplo de lente descascando

Existem outros tipos de defeitos possíveis que se enquadram como garantia, por isso, na dúvida consulte sempre o fornecedor.

Mas comprei fora do Brasil e agora?

Nessa situação você não possui o suporte do lojista local e a nota fiscal brasileira. Em geral, comprar aqui torna o processo mais fácil e ágil, mas a boa noticia é que dificilmente você ficará desamparado no final das contas. Só vai dar mais trabalho, basta se informar com o fabricante local como fazer.

Assistência técnica

Aqui temos 2 situações:

A primeira é quando ainda está dentro do prazo vigente da garantia, porém o tipo de defeito não se enquadra em defeito de fabricação. Exemplos comuns são:

– Lentes e/ou armação riscadas por mal uso, principalmente pelas quedas;

– Crianças pequenas e pets tem fascinação por óculos, mas o encontro costuma deixar uma haste mordida ou quebrada.

Atração irresistível

Existem também outras situações que caracterizam o mau uso. Surgindo a dúvida, acione o fornecedor! É comum solicitarem o envio da peça para análise. Será dado um prazo para a emissão do laudo constatando se trata-se de assistência ou garantia.

A segunda é quando o defeito aparece naquele seu óculos querido, companheiro de muitos carnavais com você. Os anos se passaram e o prazo de garantia terminou. Apesar de ser um bem durável, são itens frágeis e com o passar do ano vão se desgastando naturalmente. Nesses casos, veja se o fornecedor ainda tem em linha o seu óculos e se pode prestar a assistência. Importante lembrar que o fornecedor não tem mais a obrigação legal de prestar essa assistência.

No caso de assistência, alguns fornecedores, não são todos, costumam vender partes de óculos que ainda estão em linha, como lentes e hastes. Recomendo sempre perguntar porque é a chance de você “salvar” seu querido acessório. Agora às vezes, dependendo do preço, pense se não vale a pena investir num óculos novo e mudar o visual.

Óculos de grau x óculos de sol

Sim! Existem diferenças no procedimento de garantia. Quando o problema é com óculos de grau, os fornecedores fazem a garantia antecipada! A ótica que você comprou, solicita a garantia e te avisa assim que a armação nova chegar. Eles trocam as suas lentes na hora e enviam a armação defeituosa para o fornecedor finalizar a garantia.

É muito comum as pessoas terem apenas um óculos de grau. Eu sempre recomendo ter pelo menos dois, por dois motivos:

Primeiro, quem usa óculos com lentes graduadas sabe da dificuldade que é viver sem eles quando acontece uma emergência, por exemplo: perder ou quebrar seu óculos.

Segundo, quantos sapatos e/ou tênis você tem? Aposto que mais de um! Acertei né? Pois então me diga, as pessoas olham primeiro para o seu rosto ou para seus pés? Por isso convido sempre a ver o óculos de grau também como um acessório e assim mudar de cara de acordo com o humor, situação ou roupa. Os óculos são a moldura dos seus olhos! Enquadre-os com estilo! Divirta-se.

Telefones dos Fornecedores

Nesse link você encontra os prazos de garantia das principais marcas e também o contato dos fornecedores. O procedimento varia de acordo com cada fornecedor, se informe e boa sorte!

Comments (8)

  • edy

    21 de fevereiro de 2019 at 10:02

    comprei uma armação Oakley Steel Line S na Oculos Shop, mas ja esta fora da garantia. O apoio de nariz dela, que é uma peça separada, quebrou!!! Como faço para comprar outro apoio de nariz para este modelo de armação? Onde encontro?

    1. Óculos Xpert

      21 de fevereiro de 2019 at 12:15

      Oi Edy! Neste caso eu recomendo que você entre em contato com o nosso SAC: (11) 3900-1500.
      Vamos ter o prazer em ajudar você!

  • Moacir Luis Fração Junior

    7 de fevereiro de 2019 at 13:00

    Boa tarde.

    Em Agosto de 2016 comprei em uma loja de uma grande rede aqui de Curitiba, uma armação da marca OGA (importada).
    Durante o uso tive problema duas vezes com as hastes, primeiro de um lado e depois do outro..
    No final do ano passado levei o óculos novamente até a mesma loja que efetuei a compra pois estava, novamente, com problemas nas molas das hastes.
    Alguns dias depois entraram em contato comigo para informar que não teria conserto e que iriam encomendar novas hastes (a um custo de R$ 400,00). Concordei e me pediram um prazo de 120 dias. Confesso que achei exagerado, mas como é uma peça importada e de primeira linha, acabei aceitando.
    Acontece que essa semana eles entraram em contato comigo para avisar que meu óculos não tem arrumação, pois esse modelo da marca saiu de linha…
    Sou cliente desta rede desde 1987 e agora não sei o que fazer, pois é uma armação cara (gastei na época algo em torno de R$ 2.500,00/ 3.000,00) entre armação e lentes…
    Gostaria de alguma dica sobre como proceder..

    Obrigado..

    1. Óculos Xpert

      8 de fevereiro de 2019 at 11:44

      Olá Moacir!

      Em geral a maioria das marcas fornecem 1 ano de garantia. Pelo seu relato, o problema nas hastes possivelmente entraria no caso de garantia desde que estivesse dentro de 1 ano que você a contar da data da compra. Lembrando que essa avaliação quem faz, o laudo é sempre o fabricante e não a loja. Agora se excedeu o período da garantia, o problema deve ser tratado como Assistência Técnica. E no seu caso específico o fornecedor não tem mais o produto, o que as vezes acaba acontecendo infelizmente já que passaram mais de 2 anos e as coleções mudaram. Para casos assim, não há muito o que fazer a não ser tentar o conserto(as vezes é possível, tem óticas que fazem isso. Teria que avaliar o dano) ou caso seu grau não tenha mudado e a lente esteja em boas condições, adaptar suas lentes em outra armação nova.

      Na Óculos Shop quando acontece isso, propomos aos nossos clientes um desconto na troca da armação. Meu conselho é que aproveite a má notícia e troque seus óculos já que faz mais de 2 anos e dê um upgrade no visual 🙂 Os óculos são um acessório que emoldura seus olhos, seu olhar. Trata-se de um item super importante em nosso dia-a-dia, trazendo personalidade e fazendo parte de nós. Porém para minimizar a chance de acontecer isso novamente, prefira marcas mais conhecidas porque elas produzem em maior quantidade e costumam ter um estoque de assistência mais duradouro 🙂

      ÚLTIMA DICA: já estava esquecendo! Óculos são artigos frágeis, uns mais outros menos, mas procure sempre por armações mais robustas que tendem a sofrer muito menos com quebras. Abs!

  • Desirée

    6 de fevereiro de 2019 at 07:21

    Bom dia,
    Comprei um óculos em maio de 2018 , pouco tempo ele quebrou , fui na ótica efetuou a troca, passou pouco mais de alguns meses tricou toda a haste, fui lá novamente o proprietário muito mal educado me tratou mal, me deu outra e paguei por uma nova lente isso dia 28.09.2018, quando foi dia 03.02.2019 quebrou novamente tratando-se de uma vício de fabricação ele disse que não vai trocar, ameaçou procurar a diretoria da empresa onde eu trabalho como devo proceder?

    1. Óculos Xpert

      8 de fevereiro de 2019 at 11:52

      Olá Desirée,

      A primeira coisa que você precisa saber é se a marca de óculos que você comprou tem garantia e quanto tempo. Você deve se atentar isso antes da compra. Em geral, a maioria das marcas oferecem 1 ano de garantia. Depois disso, se a loja não quer te ajudar, procure uma ótica que queira ajudá-la ou você mesmo pode ligar para o fabricante e resolver a questão. É o fabricante que vai analisar seu óculos e dar um laudo se a quebra trata-se de garantia ou mal uso.

      Lamento muito pela experiência negativa que você sofreu nessa ótica. Lembre-se que você tem meios também de reclamar através do ReclameAqui, Procon ou Juizados de pequenas causas. Veja direitinho em que situação você se encontra e boa sorte 🙂

  • Jéssica Bueno

    17 de janeiro de 2019 at 13:27

    Gostaria de tirar uma dúvida. Mandei fazer lentes novas para meu óculos, mas não tive condições de usar, pois o grau foi muito alterado. Tive que mandar refazer. Me disseram na ótica que não tenho garantia, tive que pagar novamente pra poder fazer. Isso é certo?

    1. Óculos Xpert

      18 de janeiro de 2019 at 09:46

      Oi Jéssica! Eu recomendo que você retorne ao seu médico oftalmologista com a receita que ele te deu, para que ele avalie o grau das lentes que você mandou fazer. Se o grau estiver de acordo com a receita, então o erro é do médico.
      Nesses casos, o médico costuma gerar outra receita e o cliente não precisa arcar com os custos de uma nova lente. Por ser erro médico e não seu, o laboratório realiza as lentes novas por conta própria. Boa sorte!

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